11 maneiras de usar limão na limpeza


Para além de ser uma fonte rica de vitamina C, o limão é, graças à sua elevada concentração de substâncias ácidas, um óptimo aliado nas limpezas de casa. Uma fruta extremamente versátil, o limão é o substituto ideal de produtos de limpeza tóxicos.

Veja aqui como pode usar o limão nas diferentes tarefas domésticas

  • Louça
    Para intensificar o desengordurante de um típico líquido para a louça, acrescente-lhe 1 colher de chá de sumo de limão.
  • Micro-ondas
    Elimine os odores do micro-ondas. Corte fatias finas de limão e coloque-as numa taça para o micro-ondas. Depois, encha com água quente, coloque no micro-ondas e aqueça por um minuto em alta potência. As propriedades anti bacterianas da fruta irão esterilizar o aparelho e a humidade da água ajudará a soltar restos de alimentos. Depois, basta limpar com um pano húmido.
  • Recipientes de plástico
    Para limpar a fundo e retirar toda a gordura que por vezes fica acumulada nos recipientes de plástico, como tupperwares, esfregue sumo de limão sobre a sujidade, deixe secar ao sol e depois lave como habitualmente. 
  • Tábuas de cortar
    Para assegurar uma limpeza das tábuas de cortar (em plástico ou madeira), corte um limão a meio e esfregue pela tábua, deixe atuar durante 20 minutos e depois passe por água.
  • Bancadas
    Para uma limpeza profunda das bancadas da cozinha e da casa de banho, mergulhe metade de um limão em bicarbonato de sódio e esfregue as mesmas; limpe com um pano húmido e seque bem. Este preparado não deve ser utilizado em superfícies delicadas, como, por exemplo, o mármore, alguns tipos de pedra e aço inoxidável.
  • Torneiras
    Para devolver às torneiras da cozinha e casas de banho o brilho natural, esfregue um pouco de sumo de limão sobre as mesmas e deixe atuar durante a noite. Na manhã seguinte, retire com um pano húmido e seque.
  • Roupa
    Para tornar a roupa branca ainda mais luminosa, adicione meio copo de sumo de limão à máquina de lavar roupa, no ciclo de lavagem.
  • Azulejos
    Prepare uma pasta com 2 colheres de chá de creme de tártaro e sumo de limão. Com a ajuda de uma escova de dentes, use a mistura para esfregar azulejos e quaisquer outras zonas difíceis de alcançar e depois passe por água.
  • Vidros
    Basta misturar 1,5 litros de água com 2 colheres de sopa de sumo de limão, pulverizar e limpar as janelas com a ajuda de folhas de jornais velhos.
  • Caixote do lixo
    Esprema algumas gotas de limão dentro do caixote do lixo para refrescá-lo e este ficar a cheirar bem entre lavagens.
  • Mãos
    Quando mexe em peixe cru, alho ou outros alimentos que deixam um forte odor nas mãos, esfregue as mãos com um pouco de sumo de limão para neutralizar o cheiro.    

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF