6 razões para não tirar cutículas


Livre-se deste hábito e conquiste unhas protegidas, fortes e mais bonitas Manter as unhas sempre bonitas é uma verdadeira mania nacional. Com uma infinidade de cores de esmaltes e novas texturas, o hábito de visitar a manicure toda semana é cada vez mais comum entre as brasileiras. Mas se engana quem pensa que, para manter as unhas sempre bem feitas, tirar a cutícula é fator indispensável. Muitas mulheres acreditam que é preciso se livrar da pelinha ao redor das unhas antes da esmaltação, mas o que elas não sabem é que este hábito pode ser prejudicial à saúde das unhas e deve ser evitado! Por que não tirar as cutículas? Afinal, por que é tão importante manter as cutículas intactas? A questão é que elas não existem à toa! Ao contrário, desempenham uma função muito importante. Segundo explica a dermatologista Helena Zantut, as cutículas funcionam como uma barreira, responsável por proteger as unhas e dedos da entrada de fungos e bactérias. Além disso, elas ajudam a preservar o formato e a qualidade das unhas. Por isso, o recomendado é não retirá-las.

5;">Ainda não se convenceu? Então, confira abaixo uma lista com 5 motivos para parar já de tirar cutículas! 1. Barreira protetora Não é balela: as cutículas desempenham um papel fundamental de proteção contra fungos e bactérias. As mãos estão expostas o tempo todo a contaminações, e, se há uma porta de entrada para esses microorganismos, eles não vão demorar a aparecer. 2. Mais força e saúde A retirada das cutículas danifica a matriz das unhas, deixando-as muito mais fracas e quebradiças. Pelo mesmo motivo, muitas unhas apresentam ondulações e manchas brancas, que são indício de que algo não está bem. Ao deixar as cutículas intactas, as unhas ficam fortes, lisinhas e muito mais saudáveis! 3. Prevenindo doenças Muitas mulheres não sabem, mas o alicatinho usado para a retirada da cutícula pode transmitir uma série de doenças infecciosas, e jamais deve ser compartilhado com outras pessoas. No entanto, muita gente vai ao salão de beleza sem se preocupar em levar seus próprios instrumentos. Veja mais uma vantagem: se você não tira cutículas, não corre o risco de se contaminar. 4. Acabamento impecável
5;">Com as cutículas intactas, seus dedos não vão ficar mais levantando “pelinhas” depois de fazer as unhas. Se alguma teimar em aparecer, basta cortar apenas a parte levantada e manter as mãos sempre bem hidratadas. 5. Beleza duradoura Quanto mais se retira as cutículas, mais elas aparecem! Quando mantida, a pele ao redor das unhas fica fininha, deixando-as com cara de recém-feitas e bonitas por mais tempo! Além disso, fazer as unhas vai ser uma missão muito mais rápida, já que a parte mais demorada do processo será eliminada. 6. Menos tempo gasto na manicure Quando você vai ao salão ou faz as unhas em casa, o processo de remover as cutículas é uma parte demorada, mas a boa notícia é que esse hábito é totalmente dispensável. Pule essa etapa e você economizará muito tempo quando for fazer as unhas. E então, está pronta para deixar suas cutículas intactas? Para manter as unhas impecáveis mesmo sem o uso de alicates, o segredo é caprichar na hidratação. Hoje, já é possível encontrar no mercado uma série de produtos próprios para cutícula como cremes redutores e hidratantes. Os cremes para mãos também ajudam a mantê-las mais bonitas.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR FACEBOOK SALVAR PDF