Como tirar manchas de tecidos


Veja como tirar manchas de tecidos. Se você manchou aquela roupa que você adora e não sabe como fazer para limpar o tecido, confira alguns truques práticos . 430698-Manchas-de-mofo-em-roupas-como-remover-2   Manchas  Oleosas, Gordura ou Graxas: images (1)   Você pode tentar tirar com um detergente doméstico (de cozinha), mas use um sem cor. Aplique sobre a mancha, esfregue com água, aguarde cerca de 3 minutos e ponha para lavar.

O talco também ajuda. Ele absorve parte da oleosidade. Aplique bastante talco sobre a mancha e deixe por algumas horas. Depois lave bem. Se não tiver talco, tente farinha de trigo ou ainda um papel bem absorvente, pressionando bem com para tirar o excesso. Existem alguns produtos de pré-lavagem nas prateleiras dos supermercados que podem ajudar bastante. Olhe no verso das embalagens e procure na composição um produto chamado “tensoativo”. Ele é ótimo para tirar esse tipo de mancha. O sabão de lavar roupas também tem este tensoativo, mas em menor concentração. Em gorduras mais concentradas, você pode molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repita a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre. A margarina vegetal pode ajudar a tirar as manchas de graxa. A margarina tem certa oleosidade, mas não vai estragar a sua roupa. Manchas de batom:
jpg">manchas_a-b2   Primeiro passe um tecido ou uma toalha absorvente para tirar o excesso. Cuidado para não espalhar ainda mais. Lave com detergente transparente ou branco (aquele de cozinha mesmo) esfregando delicadamente. Se não sair, deixe de molho com leite morno. Se a mancha persistir, misture removedor com um pouco de detergente neutro, esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar. Esfregar com álcool sobre o tecido também pode resolver o problema. Deixe outro tecido atrás para que a mancha seja transferida para ele. Manchas de esmalte: images (2)   Use a acetona ou o removedor de esmaltes e em seguida lave com água e sabão.
Sempre coloque outro tecido atrás para que a mancha possa ser transferida. Atenção:Não use a acetona sobre um tecido de acetato. Ela vai destruí-lo. Suco de Frutas ou Manchas de Frutas: images (3) Procure lavar na hora com água e sabão para evitar que a mancha fixe à roupa. Se não puder lavar na hora, deixar de molho em água oxigenada, água e sabão e depois lavar com água quente e sabão é quase sempre suficiente, mas algumas manchas de frutas são mais difíceis de tirar. Se a mancha não sair, deixe de molho em leite morno por cerca de uma hora e depois lave com água e sabão. Algumas manchas mais profundas podem ainda resistir. Neste caso lave com vinagre branco e álcool. As Manchas de banana podem ser retiradas também esfregando um pouco de querosene no local.Cuidado para não esfregar demais ou pode desbotar o tecido.
Manchas de chocolate: download (1)   Tire o excesso na hora com um tecido ou com um papel bem absorvente, com cuidado para não espalhar mais a mancha. Lave imediatamente com água e sabão. Se a mancha for antiga, deixe de molho em leite quente por umas duas horas e depois lave. Se não sair use álcool e esfregue delicadamente. Outra opção é aplicar glicerina sobre a mancha e lavar com água morna. É muito mais difícil tirar uma mancha de fondue de chocolate se não agir na hora lavando com água e sabão. A mancha fixa muito mais com o chocolate ainda quente. Manchas de Molho de tomate: download (2)
net/cdn/idealreceitas_uploads/receitas/2014/05/download-28.jpg" width="284" height="177" />   Se possível tente lavar na hora com água e detergente de cozinha sem cor. Você também pode tentar lavar com água, sabão e alguns daqueles produtos com “tensoativo” encontrados nas prateleiras dos supermercados (nós já falamos deles para tirar manchas oleosas e de gordura). Aplicar uma camada de talco no local ajuda a absorver o excesso. Você pode também utilizar amido em pó, deixando até secar bem e esfregando em seguida com escova. Manchas de mofo: 01   Primeiro deixe de molho em água bem quente por cerca de 30 minutos. Em seguida lave em água fervente com bicarbonato de sódio. Duas colheres de bicarbonato para cada litro de água são suficientes.
Depois enxágüe em água corrente e em seguida com água e amoníaco. Utilize uma colher de sopa de amoníaco para cada 2 litros de água. Seque ao sol. Outra opção é tentar aplicar água oxigenada sobre a mancha e deixar secar ao sol. Manchas de tinta de caneta: mancha-de-caneta Depende do tipo de caneta. Comece esfregando com álcool, tomando muito cuidado para não desbotar o tecido e nem espalhar mais a mancha. Sempre deixe outro tecido atrás para que a tinta da caneta seja transferida para ele. Para tinta esferográfica você pode ainda tentar deixar algumas horas em uma vasilha com leite azedo e depois lavar bem. Outra opção é aplicar laquê (de cabelo) sobre a mancha, deixe secar bem e lave com água e sabão. Se não sair, tente aplicar aguarrás ou removedor, deixe por alguns minutos e lave em seguida.
Manchas de suor ou desodorante: download (3)   O problema é que o desodorante reage com o suor. Existem diversos tipos de desodorantes e mais do que um tipo de suor. Algumas opções podem dar resultado, dependendo do tipo de desodorante, do tipo de suor, da mancha existente e do tipo de roupa. Você pode começar usando um tensoativo, aplicando sobre a mancha por 5 minutos e depois lavar. Outra solução possível é aplicar água oxigenada diretamente sobre a mancha, deixar cerca de 20 minutos e depois lavar com água quente, mas esta opção pode clarear a peça na região em que foi aplicada, então é melhor utilizá-la em roupas brancas ou claras. Se não funcionar, você também pode tentar aplicar água com bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixar de molho e depois lavar com água e sabão.
Se ainda não deu certo, tente aplicar suco de limão e depois lavar bem com água e sabão. Se ainda não saiu, há a opção de usar vinagre branco sobre o local e depois lavar bem. Manchas de vinho: Vinho   Aja rápido, lave na hora com água (se possível morna) e sabão. Alguns restaurantes têm sempre um pouco de talco para jogar nesta hora, mas farinha de mandioca ou polvilho também pode ajudar a absorver o líquido derramado. Se não tiver como fazer algo na hora, ao chegar em casa esprema suco de limão e lave com água quente. Outra saída é esfregar vinho branco na mancha de vinho tinto e depois lavar com água e sabão. Se for uma roupa branca ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha) e depois lave com água, sabão e alvejante à fervura por 30 minutos.
 

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR FACEBOOK SALVAR PDF