Dicas para manter as unhas bonitas


Deficiência de nutrientes, falta de hidratação, contato com produtos de limpeza e maus hábitos na hora da esmaltação podem ser algumas das causas para unhas fracas e quebradiças. Marcela Goulart, da Modha Cosméticos, e Orestes Polisel, da Hits, listam as dicas para ter unhas mais fortes:

  1. Utilizar uma base de boa qualidade: O produto precisa conter ativos que ajudem no crescimento e fortalecimento das unhas.

  2. Cuidado ao lixar as unhas: Cuidado com os movimentos de vai-e-vem e a força. Mantenha o movimento da lixa em um único sentido e de forma contínua para evitar que as escamas levantem.

  3. Cuidado ao polir: “O polimento é importante para quem tem as unhas porosas e desniveladas, porém esse procedimento que deve ser feito, no máximo, uma vez por mês, pois acaba deixando as unhas mais fracas. Usar uma base niveladora com regularidade ameniza o problema”, explica Marcela.

  4. Use luvas durante as tarefas domésticas: Assim, você evita o contato direto com os produtos químicos dos produtos de limpeza, que ressecam e enfraquecem as unhas.

  5. Não roa as unhas: Além da unha conter muitas bactérias, a saliva é ácida, o que enfraquece as unhas. 

  6. Hidrate as cutículas: Quando você cuida da hidratação das cutículas e das unhas, elas crescem mais saudável. O óleo de Argan é uma boa opção para isso, basta pingar uma gota todos os dias antes de dormir.

  7. Hidrate as mãos também: O ressecamento da pele reflete nas unhas e podem prejudicar seu crescimento.

  8. Utilize removedores de esmalte que não contenham acetona: A acetona causa danos e deixa as unhas mais quebradiças.

  9. “Uma vez a cada 15 dias deixe as unhas por pelo menos 24 horas sem esmaltes”: Assim, elas descansam dos pigmentos e crescem mais saudáveis.

  10. Cuidado com a alimentação: Além dos produtos que utiliza nas mãos, a alimentação também reflete nas unhas. Um cardápio rico em frutas, verduras e legumes deixa seu corpo todo mais saudável.

  11. Durante a gestação, mude os esmaltes: “Durante a gravidez, é comum que as unhas fiquem mais frágeis por conta de mudanças hormonais e da perda natural de vitaminas que passam da mamãe para o neném. Por isso é importante evitar o uso de produtos que contenham canfora e optar por esmaltes FREE, que são livres de Formaldeído, Tolueno e DBP”, ressalta Goulart.

  12. Mantenha suas unhas lixadas e hidratadas: Assim, as chances de quebra são bem menores.

  13. Use base fortalecedora: Se as suas unhas estiverem muito fracas, a base fortalecedora vai ajudar a resolver o problema.

  14. Contato contínuo com água e sabonetes também enfraquece as unhas: Água muito quente também tem o poder de ressecar a pele.

  15. No inverno: reforce a higienização e o uso de base fortalecedora.

  16. Evite tirar as cutículas: “As cutículas são uma película protetora para o organismo, que cria uma barreira contra agentes externos. Com a remoção, o organismo fica mais exposto. Com isso há opção de se usar o redutor de cutículas, e ainda assim manter seu corpo protegido”, explica Orestes.

  17. No inverno, prefira tons mais claros de esmalte: “Algumas cores mais intensas podem causar amarelamento das unhas se usados por muito tempo. A dica é variar os tons mais claros no inverno. Esmaltes claros também são tendência para a estação, e que mesmo mais fria e intimista, não é mais regra não se usar cores nas mãos. Ouse e seja feliz”, ressalta o consultor.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF