Seis alimentos que aceleram o envelhecimento


Enquanto existem alimentos que retardam o envelhecimento, alguns outros podem não ser tão amigos da pele assim. Esses vilões podem provocar a perda de elasticidade, luminosidade e flacidez naturais à derme, fazendo com que surjam marcas de expressão, além de outros problemas. É o que explica a dermatologista Vanessa Penteado. “Alguns alimentos provocam o excesso de produção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular, fazendo com que na pele surjam manchas, asperezas, rugas e outros sinais do envelhecimento precoce”, conta.

Como evitar o envelhecimento

Segundo a especialista, tudo que acelera a produção de radicais livres acelera o envelhecimento da pele, como poluição ambiental, tabagismo, agrotóxicos e o estresse. “A única maneira de proteger o organismo contra esse mal é ingerindo alimentos com funcionais antioxidantes. Eles possuem substâncias neutralizadoras que são responsáveis pela inibição e redução da danificação provocada no nível celular”, ressalta a dermatologista. Enquanto muitas mulheres investem em tratamentos que podem atrasar os sinais do tempo antes mesmo dos 30 anos, alguns alimentos poderiam fazer esse papel de uma maneira muito mais natural. O ideal é manter uma alimentação rica em vegetais, frutas, cereais, hortaliças e leguminosas, além de aumentar o consumo de vitamina C e E, que estão presentes em laranja, limão, nozes, cenoura, fígado, brócolis, melão, acerola e tomate. Quem segue uma dieta detox também costuma obter uma pele saudável por mais tempo. É tudo questão de uma alimentação regrada, que não precisa deixar de ser saborosa. Sucos ricos em antioxidantes, por exemplo, são uma delícia e podem retardar o envelhecimento da pele, além de proporcionar diversos outros benefícios à saúde.

Alimentos inimigos da pele

Para ajudar a se manter livre dos problemas de pele, Vanessa lista seis grupos de alimentos que podem ser os maiores vilões da derme se não forem consumidos com moderação.
  • download (1)Carne Vermelha – Coração de galinha, picanha e cupim produzem o excesso de gordura que proporcionam o aumento do colesterol e também é considerado um dos vilões do coração e das células.
 
  • download (2)Frios – Salame, mortadela, presunto são ricos em gorduras saturadas e contêm nitratos que inflamam as células que favorecem ao envelhecimento precoce. Reduza o consumo.
 
  • download (3)Frituras – Batata fritas ou outros tipos de frituras atacam as células corporais devido ao excesso de gordura nociva. Não importa o quanto deliciosas elas são, é melhor evitar para manter a pele jovem e bonita.
 
  • images (5)Doces – Sabe aqueles doces recheados de creme à base de ovos, leite e gordura saturada? São perigosíssimos! Eles contêm excesso de açúcar que liberam radicais livres no organismo. É bom maneirar na ingestão de doces, bolachas recheadas e pão francês.
 
  • images (6)Congelados – Apesar de oferecerem mais praticidade, os alimentos congelados também trazem perigo para a pele. O grande problema deles é o nível elevado de fosfato, que também acelera os sinais de envelhecimento.
 
  •  downloadAçúcar – O açúcar faz uma ligação das moléculas com as proteínas no organismo, conhecido como glicação. Esse é um processo natural que provoca na pele o efeito de perda da elasticidade e firmeza, causando flacidez e o surgimento de rugas. A única solução é diminuir o consumo do açúcar e investir em vegetais ricos em antioxidantes.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF