Veja quais alimentos ajudam a prevenir o câncer de mama e prepare a sua dieta!


O câncer de mama é uma doença que ocorre devido ao desequilíbrio celular do corpo e tem maior incidência entre as mulheres. O diagnóstico precoce é o maior aliado de um tratamento eficaz, por isso, realizar uma mamografia anual é considerado a melhor forma de prevenção para mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Além do diagnóstico precoce, manter as células em equilíbrio de radicais livres é a segunda melhor forma de evitar a doença. Por isso, veja os alimentos que possuem compostos químicos que atuam sobre as células do corpo e ajudam a evitar o desenvolvimento do câncer de mama.

BEBIDAS 

  • Chá verde: O chá verde é rico em polifenóis e catequinas. Esses compostos são antioxidantes que podem ajudar a proteger as células do dano do DNA causado pelos radicais livres. Recomenda-se o consumo de um copo de chá verde por dia.
  • Suco de romã: O suco de romã também contém polifenóis. De acordo com pesquisas recentes, o suco de romã tem potencial para ser uma ferramenta preventiva para certos tipos de câncer, incluindo o câncer de mama.

FRUTAS

  • Mirtilos, morangos e framboesas pretas: Essas frutas contêm grandes quantidades de polifenóis, que podem ter propriedades anticancerígenas. Além disso, são ricas em antioxidantes, como a vitamina C. Recomenda-se consumir de 3/4 a 1 xícara de frutas por dia.
  • Ameixas e pêssegos: Pesquisas indicam que os polifenóis encontrados em ameixas e pêssegos podem ajudar a prevenir a formação de células de câncer de mama e também ajudam a impedir que elas se multipliquem. Evidências sugerem que os polifenóis ajudam a matar células cancerosas, sem prejudicar as células saudáveis.

LEGUMES

  • Vegetais crucíferos: Estes vegetais são tipicamente ricos em antioxidantes, como as vitaminas C, E e K, e também são ricos em fibras. Os vegetais crucíferos mais populares são: Brócolis, Couve-flor, Couve de Bruxelas, Rúcula, Couve e Repolho.
  • Vegetais verdes: Quanto mais escuro o verde, mais densa é a nutrição. Os vegetais verdes são tipicamente ricos em antioxidantes e fibras, o que pode torná-los potentes ferramentas contra o câncer.

INGREDIENTES GERAIS

  • Carotenoides: Os carotenoides são encontrados em muitas frutas e vegetais vermelhos, laranja, verde escuro e amarelo. Estes alimentos são muito ricos em vitamina A, luteína, beta caroteno e licopeno, todos os quais podem ser eficazes contra os radicais livres.
  • Apigenina: Apigenina é um flavonoide encontrado em certas frutas, vegetais e ervas. Como a apigenina é um antioxidante, esses alimentos podem ter propriedades anti-inflamatórias também.
  • Os alimentos mais comuns que contém apigenina são: Aipo, Alcaçuz, Camomila, Espinafre, Hortelã e Salsinha.
  • Ácidos graxos Omega-3: Encontrado abundantemente em peixes de água fria, os ácidos graxos ômega-3 são um nutriente essencial para o funcionamento do seu sistema imunológico. Exemplos de alimentos ricos em Omega-3: Arenque, Salmão, Sardinhas, Óleos de peixe, como óleo de fígado de bacalhau.
  • Grãos integrais: Os alimentos integrais também tendem a ser elevados em polifenóis anticancerígenos. Eles geralmente incluem outros nutrientes essenciais, como fibras, magnésio e proteínas.
  • Alguns exemplos de grão integral são: Arroz integral, Aveia, Milho e Cevada. TEMPEROS
  • Pimentas: Tanto as pimentas desidratadas como as frescas contêm capsaicina. Esse componente é um antioxidante muito poderoso no combate aos radicais livres e tem poder anticancerígeno. Quanto mais quente a pimenta, maior a concentração de capsaicina.
  • Alho: O alho é especialmente eficaz para pessoas que sofrem com câncer de mama que possui reação com estrogênio.
  • Açafrão: da terra – cúrcuma O açafrão possui curcumina que ajuda a diminuir os efeitos tóxicos de certas células de câncer de mama e pode inibir o crescimento de células cancerígenas. Tenha sempre em mente que o tratamento para câncer de mama deve ser comandado pelo médico, entretanto, essas dicas podem ajudar a complementá-lo, por isso, converse com seu médico sobre esses alimentos.

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. Nos somos um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

FONTE:

Natureba

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF